travel + Santa Maria | Açores

Sunday, 30 August 2009

Santa Maria situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, relativamente próxima de S. Miguel. A sua superfície não chega aos 100 km2 e a população residente pouco ultrapassa os 5500 habitantes. Tem em Vila do Porto o único concelho da ilha e uma economia dependente do Aeroporto e do Centro de Controlo Aéreo do Atlântico. Mas tem mais... para além de ser a ilha mais antiga do arquipélago é também a única que não apresenta actividade vulcânica recente e é famosa pela sua praia de areia branca (ou quase), que não encontra paralelo nas outras ilhas.

A Praia Formosa, para além da extensão do areal, da areia branca e das águas de transparência e temperatura apetecíveis, serve ainda de cenário ao Festival Maré de Agosto, que completou nesta última edição 25 anos. Durante esses dias a ilha transforma-se e a pacatez dá lugar à enchente de gente e aos sons de músicas do mundo.

Santa Maria | Açores 08'09 (07)
Santa Maria | Açores 08'09 (74)

Se visitarem Santa Maria aproveitem, acima de tudo, para absorver a paz que o contacto com a natureza proporciona, sem horários, sem destino marcado... percorram os caminhos apertados e cheios de curvas, admirem o verde das terras altas e as vistas sem fim das zonas planas, avistem S. Miguel num dia sem neblina. Façam praia e não deixem de tomar banho nas fantásticas piscinas naturais: Anjos, S. Lourenço ou Maia (a minha preferida). Desçam à marina e subam ao Farol de Gonçalo Velho, que proporciona algumas das panorâmicas mais fotogénicas da ilha. Não deixem de andar de barco, pescar ou fazer mergulho, se puderem.

Santa Maria | Açores 08'09 (09)
Santa Maria | Açores 08'09 (46)

Provem o vinho local, o pão caseiro, os biscoitos de orelha e o bolo lêvedo e, claro, as deliciosas meloas... experimentem a grande oferta de pratos de peixe e não deixem de visitar o Candeia, um dos restaurantes onde nos deixamos surpreender pela saborosa cozinha de autor do chef Paulo.

Sem querer servir de guia a uma possível visita à ilha de Santa Maria (até porque quem foi guiada, nestas já minhas segundas férias passadas na ilha, fui eu!), resta-me dizer que foram dias em que me senti verdadeiramente de férias...

Regressamos sempre com a sensação de que as férias poderiam ter durado mais... já tínhamos saudades de algumas coisas, mas ainda não sentíamos a falta de outras, sobretudo a proximidade do regresso ao trabalho... mas é assim mesmo, umas férias terminam e um novo ciclo começa. Resta-nos o consolo de terem sido boas!

[Nas fotos: panorâmica da Praia Formosa, piscina natural da Maia e Farol de Gonçalo Velho. Vejam o resto das fotos aqui.]


3 comments:

  1. apetecível. muito arrumadinha toda a descrição, as fotos. dá muita vontade.

    ReplyDelete
  2. E certamente não irá desiludir :)

    ReplyDelete
  3. Nunca me canso de ver as fotos da minha ilha, dos mesmos locais de um e outro Ângulo, é um prazer enorme "revirar" a web em busca de Santa Maria Açores e ver que está presente numa infinidade de sítios e retratada em milhares de fotos todas diferentes apesar da pequenez e dos lugares "obrigatórios" isso fez com que também eu leve ao mundo pela web a "minha" e nossa http://santamariaazores.com/web/

    ReplyDelete

Ana Pina | blog

All rights reserved | Powered by Blogger

^